Menu fechado

Principais documentações para vender minha empresa

vender empresa

Qualquer tipo de venda demanda um cuidado especial: pode ser uma casa, um carro, etc. Contudo, a burocracia envolvida na venda de uma empresa e muito maior, já que se trata de um bem de alto valor estimado. Isso vale para os negócios de todos os portes e os donos que estão pensando nessa possibilidade têm de se preparar.

Um dos pontos de mais burocracia é a documentação:  além de ser preciso providenciar a transferência de posse junto aos órgãos competentes, também é necessário ter documentações que comprovem a regularidade da empresa para ser apresentados aos compradores interessados.

 

Ao vender minha empresa, posso pedir para um advogado cuidar de toda a documentação?

 

Quem está providenciando para vender empresa e se depara com tantos documentos a ser providenciados costuma ficar assustado e passa a considerar a possibilidade de deixar tudo nas mãos de um advogado.

De fato, essa solução faz com que o processo de venda seja acelerado, mas não é possível que o advogado faça toda a documentação: algumas delas só podem ser feitas pela própria empresa, como levantamentos sobre os dados internos.

A exceção é quando o local tem um setor jurídico próprio: nesses casos, o advogado pode acompanhar todos os outros setores e ajudar no levantamento de dados já mencionado.

 

Vou vender minha empresa: que documentos preciso preparar?

 

O primeiro passo é começar a colocar a empresa em ordem, caso existam coisas a ser regularizadas. Um exemplo: se há contribuições fiscais atrasadas ou pagamentos de direitos trabalhistas que não tenham sido feitos, é primordial providenciá-los.

Caso todas as contas da empresa em questão estejam em ordem, é hora de emitir comprovantes disso. Dá para entrar em contato com a Receita Federal e emitir uma declaração de que o CNPJ está regular, por exemplo.

Também vale a pena começar a fazer listas sobre produtos, clientes e todas as demais informações que sejam relevantes para o novo proprietário. Os principais documentos que você precisa preparar para vender a sua empresa estão listados a seguir:

 

  • Listas de clientes;
  • Fotos dos negócios;
  • Balanço patrimonial dos últimos 60 meses;
  • Projeções de receita para os próximos 60 meses;
  • Declarações de imposto de renda recentes;
  • Certificados profissionais;
  • Lista de empréstimos contratados;
  • Plano de negócios;
  • Contratos com distribuidores e fornecedores;
  • Organograma da empresa;
  • Planilhas e controles;
  • Alvarás de funcionamento;
  • E outros

 

Comprador pode ajudar a determinar os documentos necessários

 

Se você está planejando vender a empresa e tem dúvidas a respeito de todos os documentos que precisam ser preparados, uma dica é conversar com o próprio comprador. Depois que o novo proprietário da empresa estiver determinado, ele pode estabelecer quais são os documentos que deseja ter.

Por exemplo: se o novo dono não quer continuar atendendo ao mesmo tipo de público, ele pode dispensar a lista de contato dos clientes atuais. Por outro lado, ele pode fazer questão de um levantamento com todas as instalações da empresa, as suas metragens, equipamentos incluídos no processo de venda e outras coisas.

Gostou? Mais dicas em nosso blog.

 

 

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *