Menu fechado

Aposentadoria por invalidez – Como é feito o cálculo da aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que, seja por doença ou acidente, não são mais capazes de exercer uma atividade laboral e prover seu próprio sustento.

Aposentadoria por invalidez – Como é feito o cálculo da aposentadoria por invalidez?

Assim como os demais tipos de aposentadoria, a aposentadoria por invalidez 32 desperta diversas dúvidas nos contribuintes. Afinal, quem direito a ela? Como comprovar que estou apto? Ela pode ser cassada?

Para responder a essas e outras perguntas, elaboramos um texto completo. Confira abaixo.

Aposentadoria por invalidez requisitos

Para que tenha direito a receber esse benefício, o trabalhador precisa ficar atento se preenche a aposentadoria por invalidez requisitos.

Os trabalhadores que tem direito a receber uma remuneração deste tipo precisam ter cumprido um período de carência mínima e ter uma moléstia que o impeça de exercer o seu trabalho de forma permanente.

No entanto, os trabalhadores que forem diagnosticados com a doença que os incapacitou antes de começarem a contribuir para a Previdência Social perdem o direito a receber a aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria por invalidez quem tem direitos

Aposentadoria por invalidez quem tem direitos é outro tópico que movimenta as pesquisas, já que muitas pessoas acreditam que tem direito a esse tipo de remuneração mas, no momento da perícia médica, tem seu pedido negado.

Por isso, para que tenha direito a receber a aposentadoria por invalidez é preciso ser diagnosticado com uma enfermidade realmente incapacitante, como esclerose múltipla, câncer maligno, cegueira, AIDS ou tenham sido contaminados por radiação.

Aposentadoria por invalidez carência

Conforme dissemos, nesse tipo de pagamento existe a aposentadoria por invalidez carência, um período em que é necessário aguardar para que sejam concedidos benefícios desse tipo.

Na aposentadoria por invalidez, a carência exigida é de 12 meses de contribuição, no mínimo. Quem não tiver esse período não tem direito a pleitear o benefício.

Para que a aposentadoria seja concedida é preciso, ainda, que o trabalhador esteja contribuindo no momento em que seja diagnosticado com a enfermidade incapacitante.

Aposentadoria por invalidez 32 é definitiva

Uma dúvida que costuma aparecer entre aqueles que buscam esse tipo de benefício é se a aposentadoria por invalidez 32 é definitiva. A resposta para isso é não.

O benefício para de ser pago quando o trabalhador se recupera, falece ou quando este volta a trabalhar. Nos dois primeiros casos, inclusive, a cessação do benefício é imediata.

Já no último caso, a aposentadoria por invalidez é cancelada imediatamente caso o trabalhador fique apto a exercer a mesma função que tinha antes de pedir o benefício ou se esse foi concedido nos últimos cinco anos.

Caso a recuperação seja para outra atividade, a aposentadoria por invalidez continuará a ser paga por alguns meses antes de ser interrompida por completo.

Aposentadoria por invalidez valor

O cálculo da aposentadoria por invalidez valor é feito com base nos maiores salários pagos a título de contribuição para a Previdência desde julho de 1994, considerando-se 80% desse montante.

No entanto, quando o aposentado necessita de um cuidador, é possível receber um adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria, para custear essa despesa.

Aposentadoria por invalidez cessada

Está com a aposentadoria por invalidez cessada? Fale com nossos advogados. Nossa banca pode lhe ajudar a resolver o problema.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *