Você sabe o que há de diferente entre vendas ativas e passivas?

Não há uma única forma de se fazer Marketing: pelo contrário, dá para se confundir bastante com relação a vendas ativas e passivas. Isso porque nem todo mundo tem conhecimento desses termos e sabe o que eles querem dizer.

Quem está habituado com Marketing sabe que vendas ativas e passivas não são apenas termos básicos: eles refletem estilos bem diferentes de propaganda, de disponibilização de produtos, etc.

vendas ativas e passivas

Sendo assim, ficar mais familiarizado com vendas ativas e passivas é uma forma de se poder escolher com mais propriedade o que é positivo para a empresa ou não.

Inclusive, dá até para relacionar as vendas passivas com o inbound, enquanto as vendas ativas têm a ver com o outbound.

A seguir, algumas explicações bastante claras sobre vendas ativas e passivas para que chamar a atenção de um cliente e fazer o seu negócio se tornar mais conhecido.

Se você não sabe nada sobre o assunto, aqui você vai aprender.

O que é vendas ativas e passivas?

Para começar, as vendas passivas são aquelas baseadas no esquema inbound, ou seja, são aquelas que não têm a ver com o contato direto. Isso significa que é o próprio cliente que toma a iniciativa com relação ao contato com a empresa porque ele viu algum anúncio, normalmente em rede social.

Sendo assim, o cliente que chega à empresa por conta própria querendo saber informações a respeito do serviço ou do produto e, claro, virando consumidor.

Já a venda passiva é aquela na qual o vendedor chega ao cliente e conversa com ele, pede para que essa pessoa ouça falar sobre o seu serviço ou produto, repassa as principais vantagens, etc.

Qualquer pessoa que já tenha sido abordada por um vendedor em uma rua teve contato com uma venda ativa e, infelizmente, esse é um dos tipos de trabalho dos quais os vendedores menos gostam.

Assim, existe diferença entre vendas ativas e passivas e, basicamente, ela se relaciona à maneira como o profissional chega ao cliente.

Pode misturar vendas ativas e passivas?

Ao buscar consultoria de vendas e marketing , é comum que os empreendedores queiram saber qual é o melhor esquema de vendas que eles podem aplicar à sua empresa.

No entanto, pode haver uma surpresa quando eles ficam sabendo que ambos os esquemas podem ser usados juntos, ou seja, vendas ativas e passivas podem ser misturadas, de acordo com o tipo de produto vendido, com a estrutura da empresa, com o produto oferecido e muito mais.

É claro que a desenvoltura dos funcionários é muito importante para saber se a venda ativa ou passiva é melhor para a empresa.

Além disso, no caso da aposta na venda passiva, é fundamental ter uma equipe mais elaborada de Marketing, levando em conta que será preciso toda uma estrutura parta que as propagandas sejam feitas e os clientes queiram se chegar por conta própria.

Vantagens das vendas ativas e passivas

Como acontece em todo esquema de trabalho, é claro que existem vantagens em ambos os casos. Com relação às vendas ativas:

Maior proatividade dos vendedoresContato mais próximo com os clientes

Já para as vendas passivas:

Maior chance de efetivar uma vendaMaior interesse por parte dos clientesMenos rejeição aos funcionários

Como se pode notar, é claro que as vendas passivas são muito mais vantajosas porque contam com um elemento importantíssimo: o interesse do próprio cliente.

Considerando que não é o vendedor que o aborda, mas que ele entra em contato, as chances de compra são bem mais elevadas, contando sempre com a eficiência do sistema de atendimento da sua empresa.

Em dúvida com relação às vendas ativas e passivas? Venha ler mais informações esclarecedores usando o nosso https://anabolika-tabletten.info!

Deixe um comentário