O que é VPN?

Já ouviu falar de VPN, mas não sabe vpn o que é? Então, fique de olho neste texto e descubra o que é uma conexão vpn. 

O que é vpn?

Para entender o que é uma vpn, é preciso definir o que significa a sigla VPN. Ela vem do inglês Virtual Private Network e traduzida significa Rede Virtual Privada. Com esta rede, é possível se conectar online com uma certa localidade para utilizar os seus serviços.

A conexão pode ser feita de diferentes maneiras, mas, normalmente, ocorre por meio de criptografia para oferecer maior proteção. Ela é estabelecida através de um software disponibilizado por aqueles que administram o serviço.

Com a conexão vpn o que é pode ser feito?

Agora que definimos o que é conexão vpn, está na hora de entender para que ela serve. Uma boa VPN deixa o servidor de rede menos suscetível aos ataques de cibercriminoso. Por isso, ela é utilizada principalmente por empresas que possuem colaboradores que trabalham em home office.

Através da VPN, as empresas podem fornecer as ferramentas de trabalho necessárias para seus funcionários de forma mais segura pela internet. Além disso, ela também permite que os colaboradores possam ter acesso a outros servidores como se estivesse trabalhando de dentro da empresa.

Outra importante função da VPN é a possibilidade de acessar a conteúdos bloqueados para determinada região. Existem sites e serviços na internet que ficam bloqueados para determinados países ou regiões. o que é vpn oferece, é a possibilidade de ter acesso a eles, já que muitas permitem escolher o local de saída da Internet.

E, o que é conexão vpn no celular?

O que vpn no celular faz é garantir que os dados contidos no aparelho se mantenham protegidos. Ao utilizar conexões de redes Wi-Fi públicas, o celular acaba ficando exposto a hackers e malwares.

O que é proteção vpn grátis?

Existem VPNs de todos os tipos, sendo que algumas podem ser usadas de forma gratuita. Porém, é preciso ter muito cuidado com este tipo de serviços. Muitas delas podem representar uma grande ameaça para a privacidade e uma oportunidade para roubo de dados. Por meio dos downloads, o aparelho celular pode acabar sendo infectado por um trojan, malware e spyware.

Além disso, a conexão pode levar ao roubo e venda de dados pessoais pelo próprio app do VPN. Existem empresas ligadas a área de publicidade e análise que compram este tipo de informação.

Devo ter uma VPN?

A decisão de ter uma VPN vai de acordo com a necessidade de cada um. Ela pode ser muito para quem está frequentemente utilizando conexões públicas de lugares como shoppings, cafeterias, shows, cinemas e teatros. Nestes casos, a VPN pode impedir ataques de Spoofing e que as informações sobre a navegação sejam interceptadas.

Na hora de escolher uma VPN, é preciso considerar quais é o principal objetivo. Algumas possuem um sistema bem equilibrado, mas com um foco principal, como burlar restrições de localização ou proporcionar maior privacidade ao usuário.

Leia mais no blog.

Deixe um comentário