Como funciona a psicoterapia com adolescentes

As consultas com psicoterapeutas são responsáveis por ajudar os adolescentes a alcançar mais equilíbrio em momentos diversos da sua vida. Inclusive, esse acompanhamento é uma forma indicada pelos especialistas de fazer com que eles, que ainda têm muita imaturidade em diversos aspectos, entendam-se mais.

Entretanto, diversos adolescentes não sabem como funcionam as sessões de psicoterapia e, por causa dessa falta de informação, acabam ficando com medo de fazer o acompanhamento.

psicoterapia com adolescentes

Agora, será explicado de forma clara como funciona a Psicoterapia com adolescentes e o que cada um que passa pelas sessões pode esperar.

O que é tratado na psicoterapia é sigiloso

Um dos motivos para que muitos adolescentes se sintam inseguros para fazer sessões de psicoterapia é o medo de os seus segredos passarem a ser conhecidos pelos responsáveis. No entanto, os terapeutas seguem o sigilo profissional e os adolescentes têm garantia de que as coisas faladas por eles são sigilosas.

As exceções são nos casos nos quais o psicoterapeuta avalia que esses adolescentes estão em risco ou que podem causar algum mal a terceiros.

Se isso não acontecer, o que é tratado na psicoterapia com adolescentes é 100% sigiloso e os pacientes não têm a sua intimidade exposta.

As consultas são moldadas para cada paciente

A psicoterapia com adolescentes é diferente para cada pessoa: afinal, os terapeutas moldam as suas sessões para o caso de cada um que atendem.

Para alguns pacientes, é mais efetivo certo tipo de terapia, enquanto essa mesma técnica não serve para outro adolescente atendido pelo mesmo terapeuta.

É por isso que os profissionais costumam usar as primeiras sessões para conhecer mais do adolescente, entender um pouco melhor o que o está levando a fazer terapia para, a partir de então, estruturar as sessões seguintes.

Inclusive, o esquema da psicoterapia com adolescentes pode ser alterado conforme as sessões acontecem, dependendo de quais são os resultados que as terapeutas alcançam com os pacientes.

A periodicidade da consulta com o psicoterapeuta também varia

Nem todos os adolescentes precisam ser submetidos à psicoterapia todas as semanas: há a possibilidade de o especialista indicar que ele faça as suas consultas quinzenalmente.

Além disso, a frequência das sessões e a forma como elas são estruturadas é escolhida pelo psicoterapeuta avaliando a abertura que o adolescente tem para a terapia, o tamanho do seu eventual trauma, qual é o objetivo das sessões, etc.

O adolescente não precisa contar o que não quiser

Durante as sessões de psicoterapia com adolescentes, o especialista não obriga o paciente a contar absolutamente nada, embora dividir certas coisas seja fundamental para o objetivo do tratamento.

Na prática, o psicoterapeuta se dedica a criar um laço com o adolescente e ganhar a sua confiança. Dessa forma, o jovem pode contar o que achar relevante no ritmo que quiser.

Em todas as sessões, o mais comum é que o psicoterapeuta converse com o adolescente sobre fatos do cotidiano deste (sobre os quais ele queira falar) e, aos poucos, aborde também seus traumas.

Para entender mais como funciona a psicoterapia com adolescentes, leia nosso blog.

Deixe um comentário