3 tipos de sapato clássico essenciais

Os sapatos são essenciais no guarda-roupa masculino, representando o elemento chave de qualquer look. Muitos homens consideram que os sapatos têm o papel de completar o terno, que são um simples acessório. Se você é um deles, sugerimos um exercício interessante: construa o próximo look a partir dos sapatos.

sapato clássico

Definitivamente será uma roupa de sucesso, que o ajudará a perceber seu papel na aparência de um homem bem vestido. E, porque outubro é dedicado à roupa bem vestida, hoje apresentamos-lhe três tipos de sapatos de homem, clássicos e versáteis, que não devem faltar no guarda-roupa do disfarce.

Existem também algumas regras relacionadas à cor, que ajudarão você a combiná-las facilmente com o terno certo.

Sapatos de Oxford

Aqui está o modelo de sapatos que pode combinar com o fato de escritório, de segunda a sexta-feira, mas que completa com sucesso o fato de três peças para eventos formais. E, sim, os sapatos Oxford podem ser usados ​​com uma roupa casual elegante com jeans, camisa e jaqueta. Oxford é o modelo de Sapato clássico mais versátil.

O sapato Oxford tem uma elegância sutil, destacada pelo formato do sapato, com salto pequeno, e deixa o tornozelo visível. Embora permita combinações de tons e texturas de couro, é aconselhável escolher padrões interessantes nas cores tradicionais – marrom e preto. O Mogno Loake Aldwych , feito à mão com a técnica Goodyear Welted, é o melhor exemplo.

  • Como usar sapato oxford com calça jeans masculino

Sapatos masculinos Brogue

Este padrão Oxford rico em perfurações e costuras decorativas é considerado mais formal do que os sapatos Oxford tradicionais, mas na roupa do homem moderno eles permanecem numa zona neutra, entre o casual e o formal.

Embora sua finalidade original fosse puramente funcional – as perfurações foram projetadas para permitir que o pé respirasse – hoje os Brogues são considerados uma peça essencial e também uma escolha adequada tanto para uso no escritório quanto para um evento casual.

Sapatos de Alça de Monge

Você provavelmente esperava que o número 3 da nossa lista fossem sapatos Derby, mas eu escolhi Monk Strap. Inspirados no calçado usado pelos monges no século XV, os sapatos Monk Strap de hoje sofreram uma evolução estilística extremamente importante, tornando-se um modelo essencial no guarda-roupa de qualquer cavalheiro moderno.

O Monk Strap fica bem tanto em um terno de negócios quanto em uma roupa de noite e pode ser facilmente integrado a uma roupa simples de dia. Tanto o estilo quanto principalmente a cor são dois elementos importantes que todo homem deve levar em consideração na hora de escolher um determinado tipo de sapato para o terno de negócios ou evento.

Muitos confiam no preto para qualquer coisa. Mas está completamente errado. Uma escolha sem inspiração de sapatos pode arruinar toda a sua roupa. Sapatos pretos não vão bem. Existem três tipos de sapatos quando se trata de cor, que devem estar no guarda-roupa de um cavalheiro – preto, marrom e bordô.

Sapatos pretos para um terno preto

A maioria dos homens usa sapatos pretos com um terno preto para ir ao cofre. Isso mesmo, esta não é a única opção que eles têm para este terno. Mas toda a roupa fica muito sóbria e então é bom manter essa combinação de roupas para importantes reuniões de negócios, eventos de gala ou funerais.

Há também algumas instituições, como bancos, onde as regras de etiqueta impõem o terno preto acompanhado de sapatos pretos, principalmente para os funcionários da alta administração.

Os sapatos pretos também combinam muito bem com um terno azul marinho, sendo os tons de cores bem próximos. Como roupa de escritório, você pode escolher um terno cinza claro com camisa branca e gravata, que também pode ser usado com sapatos pretos.

Além disso, para um tom mais escuro de terno, como cinza carvão, você pode apostar no mesmo par de sapatos. Evite usar sapatos pretos com terno marrom… ou vice-versa.

Sapatos marrons são mais versáteis

A cor dos sapatos também reflete a atitude do usuário. O marrom é uma cor quente que inspira um ar mais relaxado e flexível. Passando pelos cinco exemplos de ternos essenciais para o homem moderno, os sapatos marrons combinam muito bem com um terno marinho, construindo uma unidade cromática, sem chamar a atenção.

Como um terno cinza claro é adequado para um código de vestimenta mais descontraído no escritório ou em uma roupa de dia, os sapatos marrons se encaixam perfeitamente nessa equação de estilo, especialmente se você adicionar uma camisa estampada.

O mesmo não acontece com o terno cinza carvão, que inspira uma atitude mais formal, semelhante ao terno preto. A combinação com sapatos marrons deve ser evitada em ambos os casos. As associações tom a tom, como eu disse anteriormente, são as opções mais seguras.

Assim, os sapatos marrons combinam perfeitamente com um terno marrom, mas tome cuidado para não usar o mesmo tom. É bom que os sapatos sejam de um tom mais escuro que o terno para não chamar atenção na parte de baixo da roupa.

Sapatos bordô, para a ousadia do estilo

Estes sapatos são uma variante elegante mas com mais personalidade e encaixam na perfeição em ambas as situações, tanto no ambiente empresarial como num outfit mais formal, à noite.

Fica perfeito em um terno marinho, um terno cinza claro em uma roupa de escritório com um código de vestimenta descontraído ou um terno cinza carvão em uma roupa elegante. Os sapatos bordô oferecem aquele contraste elegante com a roupa quando combinados com um terno marrom.

Como no caso dos sapatos marrons, por serem de uma área de cor semelhante, os sapatos bordô só vão em determinadas situações, às vezes até em um terno preto dependendo do tom bordô. Não se apresse em usar essa cor se não tiver certeza do seu senso estético.

Conheça os 3 tipos de sapato clássico essenciais, conferindo essa e outras matérias aqui no nosso blog!

Deixe um comentário