Menu fechado

Clínica de reabilitação para alcoólatras

As clínicas de reabilitação não são estabelecimentos apenas para pessoas viciadas em drogas ilícitas, como crack e cocaína. Na realidade, muitas pessoas com o vício do álcool internam-se ou são internadas nessas clínicas todos os dias. Apesar de a existência de tantos viciados ser algo lamentável, é muito positivo que tantas pessoas procurem por tratamento especializado.

Aliás, os tratamentos para alcoólatras são muito semelhantes (para não dizer iguais) aos destinados às pessoas que são dependentes de drogas ilícitas. Uma das diferenças, todavia, é que o álcool é muito mais acessível e, por causa disso, os especialistas precisam direcionar mais o tratamento para a criação de resistência às tentações, que acontecem com frequência.

 

Clínica para alcoólatras: como elas precisam ser

 

As clinicas para alcoólatras devem apresentar as seguintes características:

 

  • Inexistência de qualquer coisa que tenha álcool e que possa servir como gatilho para que as pessoas internadas tenham uma recaída;
  • Profissionais qualificados que saibam técnicas para que esses dependentes químicos se abram e que, aos poucos, compreendam todo o risco que correm por causa da dependência;
  • Infraestrutura adequada para que esses internados possam ficar bem acomodados, o que inclui camas confortáveis, banheiros e uma cozinha que forneça alimentação equilibrada;
  • Fornecimento de atividades que sirvam como válvula de escape para os alcoólatras.

 

O último item é especialmente relevante porque muitas pessoas envolvem-se com o consumo de álcool para superar traumas, rejeições, doenças, dificuldades financeiras e muito mais. No entanto, há muitas atividades que podem desenvolver a criatividade e dar conforto emocional a esses viciados, substituindo a bebida.

Em alguns casos, essa atividade usada como válvula de escape pode até mesmo representar um ganho financeiro. Afinal, os alcoólatras que descobrem que são bons em trabalhos manuais podem usar isso como uma profissão e garantir uma renda quando receberem alta da clínica de reabilitação.

 

Quando recorrer à internação para alcoólatras

 

A internação de pessoas alcoólatras deve ser feita logo que se determina que o indivíduo não tem condições de abandonar o vício sozinho. Muitos, percebendo que são viciados em bebida alcoólica, acabam tentando por si só afastar-se da substância e procuram pelo AA.

Porém, quando os alcoólatras não conseguem sair sozinhos do vício, uma internação voluntária é a melhor saída. No caso de esses alcoólatras não concordarem com a internação, mas apresentarem alto grau de agressividade ou estiverem se colocando em risco, os parentes mais próximos podem providenciar uma internação compulsória.

 

Clínicas para alcoólatras São Paulo

 

As clínicas para alcoólatras em São Paulo costumam apresentar uma das melhores infraestruturas do país. Porém, nem todas elas atendem exclusivamente a pessoas com esse tipo de vício: em diversos casos, tratam-se de clínicas para recuperação de dependentes em geral e um dos vícios é o do alcoolismo.

Uma das mais conhecidas é a Clínica Esperança, que atende em diversos números de telefone. As unidades dessa clínica ficam em Embu Guaçu, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Mairiporã, São Bernardo, Sorocaba, Embu Guaçu, Itu, Itatiba, São Roque e Suzano; algumas são exclusivamente masculinas ou femininas.

Gostou das dicas? Leia mais artigos como esse em nosso blog.

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *