Menu fechado

Cartão SUS digital – Tem como fazer o cartão do SUS pela internet?

Criado pelo Ministério da Saúde para agregar as informações dos pacientes que utilizam os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), o cartão SUS é uma inovação gratuita que permite o acesso dos brasileiros ao atendimento médico.

Cartão SUS digital

Emitido gratuitamente, esse documento foi criado, inicialmente, em uma versão em papel e posteriormente em cartão plástico, enviado ao domicílio cadastrado dos pacientes em unidades de saúde.

Com a atualização da tecnologia e a popularização da internet, vem sendo disponibilizado para a população o cartão sus digital. Versão online do mesmo documento em papel, ele agiliza o atendimento, sobretudo em casos de urgência.

Mas, você sabia que muitos brasileiros desconhecem a existência do cartão sus online e tampouco conhecem mecanismos para obtê-lo? Você faz parte desta parcela?

Então esse texto é para você. Aqui, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre o cartão do sus online, desde como obtê-lo até o que fazer caso você eventualmente perca o documento.

Como baixar o cartão do sus pela internet

Embora o Ministério da Saúde tenha percebido que os brasileiros estão resolvendo praticamente todos os seus problemas via internet, ainda não é possível solicitar a primeira via do cartão do sus online.

É permitido apenas que o interessado no documento faça um cadastro inicial, informando dados pessoais, incluindo documentação e endereço. O cartão sus precisa ser retirado em um hospital ou unidade de saúde.

Contudo, você sabia que é possível imprimir 2 via cartão sus online, sem a necessidade de comparecer a um centro médico? Para isso, basta seguir um passo a passo muito simples.

Inicialmente, é necessário acessar o site do Portal do Cidadão e fazer login, com uma senha que foi criada no momento em que você solicitou o seu cartão do sus online.

Se tiver perdido essa senha ou não tenha o código numérico, não há qualquer problema. Basta solicitar a recuperação de senha e você poderá criar outro código.

Com esse código em mãos, você pode acessar seu cadastro e clicar em imprimir 2 via cartão sus online. O documento impresso em sua casa tem o mesmo valor que aquele entregue no posto de saúde. Ou seja, você pode continuar seu tratamento sem qualquer empecilho.

Não tenho computador. E agora?

Se você não tiver computador ou impressora em sua casa e quiser o cartão do sus online não precisa se preocupar. O documento pode ser emitido de qualquer máquina.

Basta acessar o site correto, informar seu login e pedir um novo. Agora, se você ficar inseguro em mexer com máquinas e ainda preferir solicitar a segunda via da maneira tradicional, basta comparecer a um hospital ou posto de saúde.

Online ou impresso, o cartão do sus é uma inovação que tem contribuído para melhorar o atendimento prestado aos brasileiros, pois integra todas as informações do prontuário médico de um paciente.

Desta forma, o profissional que o atender saberá rapidamente quais enfermidades você já teve, se usa algum medicamento ou que exames fez recentemente, tornando a atenção que lhe dará adequada.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *